Vassouras de bruxas

27 jun

 

As vassouras, são utilizadas em magias e rituais. É um instrumento sagrado tanto à Deusa como ao Deus. Tornou-se um instrumento poderoso contra pragas e contra práticas de magia negra.

Não é errado afirmar que de todos os instrumentos, é a mais conhecida, talvez só perca para o caldeirão, também, pudera, com toda propaganda nos filmes holiudianos…

Mas, não somos só nós, wiccans e o público amante do cinema e das histórias da disney que a conhecem. No México pré-colombiano existia uma espécie de deidade bruxa, a chamada Tlazelteolt, que era representada voando nua sobre uma vassoura. Também os chineses cultuavam e ainda cultuam uma deusa das vassouras que é invocada sempre que os chineses precisam de chuvas.

Apesar das deidades mexicanas e chinesas, não foi por este motivo que as bruxas passaram a ser identificadas com as vassouras, nem por causa dos filmes e histórias, na verdade, passaram a ser identificadas com as vassouras, porque tanto as bruxas como as vassouras eram, na Europa, associadas à magia pelo conhecimento religioso da época.

Os religiosos europeus, acusavam as bruxas de voarem nas vassouras, por estarem associadas com as forças obscuras, das trevas. Não preciso nem dizer que esta acusação partiu da bocas de perseguidores de bruxas.

Alguns wiccans afirmam que bruxas "voavam" em vassouras pulando no solo, do mesmo modo como as crianças em cavalinhos de pau, para promover a fertilidade dos campos.

Outros wiccans acreditam que as lendas de Bruxas voando seria uma explicação simples para a projeção astral.

O fato, é que apesar de todas perseguições, de todas as bilheterias milionárias e de todos os boatos e crenças, a vassoura é utilizada até hoje, pelos wiccans.

O wiccan pode utilizar a vassoura:

– varrendo levemente a área no início de seu ritual;

– Varrer a casa visualizando as energias negativas sendo ajuntadas e atiradas para fora de casa

Na verdade, as cerdas da vassoura não tocam o chão, a varredura é feita no ar. Precisa ser entendido que o ato de varrer é mais do que uma limpeza física.

A vassoura sendo vista como um purificador está associada ao elemento ÁGUA.

Você pode confeccionar sua própria vassoura ou pode comprá-la pronta e a enfeitar se assim desejar.

Para confeccionar sua própria vassoura, você pode usar o freixo (para o cabo) que, uma vez que o freixo está associado à proteção e a piaçava pode ser confeccionada com bétula e salgueiro que estão relacionados à purificação e a sagração da Deusa, respectivamente.

Com dificuldades em encontrar estes materiais, você pode confeccionar a sua própria vassoura, se utilizando do que tem nas mãos, ou fazer uma pequena com folhas de pinho.

O que vale a intenção e a consagração que deve fazer sobre o instrumento para que ele se torne "mágico".

Por falar em consagração, você pode acessar o link Rituais, desta mesma HP para obter sugestões de Consagração de Instrumentos.

(Texto extraído do livro: Guia Essencial da Bruxa Solitária, Scott Cunningham, Editora Gaia).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: